sexta-feira, 10 de setembro de 2010

OBSESSÃO

OBSESSÃO – “O sedutor do ambiente através do tempo”
Obcecados por aprisionarem olhares, os objetos sempre existirão como vaidosos e insinuantes anfitriões dos ambientes, porém não invencíveis ao tempo.- Quais são as formas características dessa louca sedução ?
Poderemos analisar pela luz, o local, a posição em que se encontra o objeto; ou até mesmo pela afetividade que demonstramos.

MUDO
O inanimado e mudo ser, nunca nos sorri, então por quê nos escolheu ?Objetos, ao contrário dos humanos, não escolhem, mas seduzem, pelas nossas próprias referências e cultura.


OBSERVAÇÃO; Percorremos os ambientes na busca da relação, mudamos de sala, como uma visita ao museu; partimos para a prospecção por salões e corredores até o encontrarmos, e lá está o sedutor, a princípio nos conquista pelo aspecto formal, bonito e interessante seguindo nossos sentidos, o volume se expressa vaidoso e encantador.

OBSESSÃO FORMAL:
Iluminado, em destaque, falso ou verdadeiro, vai nos enlouquecendo e ardilosamente estabelece um diálogo capcioso e surdo. O monólogo ímpar entre expectador e objeto, se faz estranho, cheio de códigos, suspiros, química, uma linguagem maluca e compulsiva entre o “TER e o LER”.

ASPECTO SUBJETIVO:
A beleza do torso no esplendor da forma física, imprime ao admirador aprofundar a pesquisa no conhecimento daquela escultura. Sem entender ainda sobre o encontro, a funcionalidade e a praticidade desta coisa; o consumidor o adquire e passa a elaborar um espaço específico para sua exposição.

COMPRANDO ARTE E COISAS
Somos fisgados pelo processo e por meses iremos olhar e entender essa psicose consumista. A relação biunívoca entre a Arte e o observador, não constitui rótulo ou propriedade, apenas posições de diferentes lados individualizados.

OBJETOS NUNCA MORREM
No alto do pedestal, formoso e convicto de seu álibi subjetivo conta os dias, de outro lado o morador, após a dissecação da forma e nomenclatura, este vê a necessidade da renovação; ambos são vencidos pelo cansaço, é o fim do amor platônico, que interrompe a paixão obsessiva do súdito, remetendo-o à vitrine. O consumidor, reassumindo o ímpeto de comprar, partirá em busca de um novo processo, assim fechamos GESTALT, arquivando os elementos que determinam o prazo de validade, enfim; o entendimento que levará o homem ao ciclo de busca do novo, mesmo que seja este “ANTIGO”.

EDISON IVANOV - Arquiteto - fone (11) 2994 3306 - (11) 8949 4689
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terça-feira, 7 de setembro de 2010

FACHADAS HISTÓRICAS

ARGAMASSA DE BARRO CRU – REVESTIMENTO NATURAL

RECEITA DO PREPARO PARA RECUPERAÇÃO DE PREDIOS HISTÓRICOS

DEIXE UM SACO DE CAL VIRGEM CURTIR EM 100 LTS DE ÁGUA DURANTE 3 DIAS
FAÇA UMA VALA OU CAIXÃO DE TÁBUAS DE 1 M3 (2,00X2,00X0,50)ENCHA A VALA COM ARGILA PENEIRADA E AREIA NA PROPORÇÃO DE 60% OU MAIS
AO MISTURAR VÁ ADCIONANDO ÁGUA PARA DEIXAR A MASSA HIDRATADA ENQUANTO ELA CURTE, DURANTE 3 OU 4 DIAS, PARA DEPOIS ADCIONAR A PASTA DE CAL VIRGEM CURTIDA.
FAÇA UM TESTE ANTES DE APLICAR
SEPARE, UMA PORÇÃO DO CAL CURTIDO E 3 PORÇÕES DA ARGILA CURTIDA – MISTURE BEM; VERIFIQUE: A MASSA MAIS PASTOSA E GROSSA SERVIRÁ PARA O ASSENTAMENTO E PISOS
A MASSA PASTOSA E FINA MAIS AMANTEGADA SERVIRÁ PARA REVESTIMENTO
QUE PODERÁ SER APLICADO EM DUAS DEMÃOS, SENDO QUE A SEGUNDA PODERÁ
ALÉM DE MAIS UMIDA RECEBER MAIS AREIA, CIMENTO OU CORANTE. VERIFIQUE O TESTE, CORRIJA A MISTURA SE ESTIVER TRINCANDO, VÁ HIDRATANDO-A.
FAÇA OUTRO TESTE COM 10% DE CIMENTO E 5% DE CORANTE PARA ANALISE DA COR E CONSISTENCIA.
TERRACOTA:
PARA OBTENÇÃO DESTA TONALIDADE MISTURE, OCRE COM VERMELHO 6 POR 1, AUMENTE O VERMELHO CONFORME O TOM DESEJADO. OUTRAS CORES TAMBÉM DEVERÃO SER TESTADAS ANTES, LEMBRANDO QUE TONS MAIS FORTES PODERÃO
PROVOCAR PERDA DA LIGA E RACHADURAS, CONSEQUENTEMENTE PERDA DE RESISTENCIA.
NOTA: A SEGUNDA DEMÃO, DO REVESTIMENTO FINO COM CORANTE SÓ PODERÁ SER TESTADA E APLICADA QDO A PRIMEIRA DEMÃO ESTIVER TOTALMENTE SÊCA E DESIDRATADA, CHEGANDO A FISSURAR. SE NECESSÁRIO APLIQUE UMA DEMÃO DE CAL VIRGEM CURTIDO SOBRE A SUPERFÍCIE TRINCADA E SO DEPOIS PROCEDA A 2ª DEMÃO.
PARA OS PISOS, O CONTRA PISO DE ARGILA, AREIA E CIMENTO DEVERÁ SER BATIDO, UMEDECIDO E BATIDO 2 OU TREZ VEZES PARA COMPACTAÇÃO, REDUZA OU ELIMINE A QUANTIDADE DE CAL, MANTENDO A PROPORÇÃO DE AREIA E CIMENTO, PARA AUMENTAR A RESISTÊNCIA, SERÁ RECOMENDÁVEL O ACABAMENTO FINO DE 2 A 3 CM QUE PODERÁ LEVAR CORANTE EM BAIXA PROPORÇÃO, QUE SERÁ APLICADO AO SER QUEIMADO O PISO ONDE SE ADCIONADA CIMENTO PARA NÃO TRINCAR E AUMENTAR AINDA MAIS A DENSIDADE DA SUPERFÍCIE LISA.

EDISON IVANOV arquiteto
Recife 06-set-2010