segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ESPECULAÇÕES SOBRE AQUECIMENTO

ESPECULAÇÕES SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL
Enquanto especulamos sobre o aquecimento da atmosfera, continuamos produzindo produtos sujos e despejando co2 na atmosfera. Os tratados internacionais para redução das emissões nos países desenvolvidos, não rediscutem a economia de civilizações, que não desfrutam do consumo do conforto moderno. Com toda a tecnologia atual ainda não encontramos o equilíbrio entre a produtividade e o aproveitamento das energias limpas, bem como o reaproveitamento de todos os excessos largados na superfície.
O Fato é que o mundo globalizado está a mando de poucas mãos, e que decisões poderão mudar o curso da produção mundial da noite para o dia.
Quem seriam os responsáveis pela economia mundial e por todas as variação dos mercados de capitais ?

QUEM MANDA EM QUEM ?
Os gestores responsáveis por toda a mecânica da globalização estão a beira dos 70 anos e avançando no tempo, onde a preocupação com a segurança, saúde e longevidade, faz com que estes procurem lugares seguros, não para aumentarem o faturamento de suas instituições, mas para desfrutarem dos momentos finais com saúde, paz e alegria.

PARA ONDE IRÃO ENTÃO ?
Instituições se antecipam em financiar pesquisas na direção de boa qualidade de vida, onde a saúde de anciãos é o objetivo principal das grandes somas investidas. Em 2020 seremos, mais de 25 metrópoles no hemisfério sul do planeta, restando ao norte a seleção de cidades que irão abrigar as poucas cabeças e um staff extremamente reduzido. A competição entre 5 ou 6 cidadãos, se afunila em ½ dúzia de cidades com menos de vinte mil habitantes, onde a existência de uma universidade avançada nas proximidades, somado a uma posição estratégica na logística de capitais, além da deslumbrante paisagem agreste, está colocando em risco pacatas cidades ainda desconhecidas.

SAÚDE PARA VER O COLAPSO ECONÔMICO MUNDIAL
Estaremos vendo o aquecimento global e o aumento das emissões, cientistas estarão buscando soluções, enquanto isso, dirigentes se acomodam em pequenas localidades distantes, para assistirem as variações do mercado, independente da qualidade ambiental das áreas produtivas ou, saúde das populações envolvidas no processo sujo, gestores jogarão os seus jogos.

EDISON IVANOV arquiteto e urbanista
ivanov@arquitetoonline.com.br