sexta-feira, 10 de setembro de 2010

OBSESSÃO

OBSESSÃO – “O sedutor do ambiente através do tempo”
Obcecados por aprisionarem olhares, os objetos sempre existirão como vaidosos e insinuantes anfitriões dos ambientes, porém não invencíveis ao tempo.- Quais são as formas características dessa louca sedução ?
Poderemos analisar pela luz, o local, a posição em que se encontra o objeto; ou até mesmo pela afetividade que demonstramos.

MUDO
O inanimado e mudo ser, nunca nos sorri, então por quê nos escolheu ?Objetos, ao contrário dos humanos, não escolhem, mas seduzem, pelas nossas próprias referências e cultura.


OBSERVAÇÃO; Percorremos os ambientes na busca da relação, mudamos de sala, como uma visita ao museu; partimos para a prospecção por salões e corredores até o encontrarmos, e lá está o sedutor, a princípio nos conquista pelo aspecto formal, bonito e interessante seguindo nossos sentidos, o volume se expressa vaidoso e encantador.

OBSESSÃO FORMAL:
Iluminado, em destaque, falso ou verdadeiro, vai nos enlouquecendo e ardilosamente estabelece um diálogo capcioso e surdo. O monólogo ímpar entre expectador e objeto, se faz estranho, cheio de códigos, suspiros, química, uma linguagem maluca e compulsiva entre o “TER e o LER”.

ASPECTO SUBJETIVO:
A beleza do torso no esplendor da forma física, imprime ao admirador aprofundar a pesquisa no conhecimento daquela escultura. Sem entender ainda sobre o encontro, a funcionalidade e a praticidade desta coisa; o consumidor o adquire e passa a elaborar um espaço específico para sua exposição.

COMPRANDO ARTE E COISAS
Somos fisgados pelo processo e por meses iremos olhar e entender essa psicose consumista. A relação biunívoca entre a Arte e o observador, não constitui rótulo ou propriedade, apenas posições de diferentes lados individualizados.

OBJETOS NUNCA MORREM
No alto do pedestal, formoso e convicto de seu álibi subjetivo conta os dias, de outro lado o morador, após a dissecação da forma e nomenclatura, este vê a necessidade da renovação; ambos são vencidos pelo cansaço, é o fim do amor platônico, que interrompe a paixão obsessiva do súdito, remetendo-o à vitrine. O consumidor, reassumindo o ímpeto de comprar, partirá em busca de um novo processo, assim fechamos GESTALT, arquivando os elementos que determinam o prazo de validade, enfim; o entendimento que levará o homem ao ciclo de busca do novo, mesmo que seja este “ANTIGO”.

EDISON IVANOV - Arquiteto - fone (11) 2994 3306 - (11) 8949 4689
www.arquitetoonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário