segunda-feira, 4 de outubro de 2010

EXAMES NO ESGOTO URBANO E LIXO

EXAMES NO ESGOTO


A 30 anos atraz, foram realizados simultaneamente no Thames em Londres e no Senna em Paris, exames químicos onde se buscava determinar o nível de saúde pública e possíveis epidemias. Para surpresa dos biólogos, foram encontradas nas análises, outros resultados que não faziam parte da pesquisa. Eu encaminhei uma análise no Rio Tietê a 10 anos, mas fui incompreendido.

Analises semelhantes chegam ao BRASIL

Laboratórios importantes interessados nos resultados, transformam a pesquisa de saúde pública atual em investigação policial. Assim como aconteceu na Europa, os resultados das analises aqui também surpreenderam. Foram detectados indícios de alto consumo de cocaína nas principais capitais brasileiras. Eu por iniciativa propria, alertei minha equipe de trabalho do Partido Verde por ocasião do estudo de plano diretor de Guarulhos, onde baseado em relatorios obtidos a partir de analises em capitais europeias, inclusive no Danúbio, interferi para que elaborassemos táticas de analises e pesquisas em trechos do alto Tietê.

FRUSTRAÇÕES FISIOLÓGIAS LITERALMENTE

Dirigentes do partido e autoridades não apoiaram a pesquisa, e toda a coleta de amostra que fiz no trecho, foi inútil. Os laboratorios consultados fizeram orçamentos incompatíveis, não havia verba, desincentivado não prossegui a investigação. Outro fato surpreendeu-me quando fomos abordados por seguranças armados de uma empreiteira a serviço do DAAE, que nos obrigaram a interromper o estudo; sem dizer que matérias publicadas na Folha de São Paulo, no Estado de São Paulo e em jornais locais, alteraram o título da pesquisa e não deram importancia ao verdadeiro objetivo de minha analise.


ATITUDE VERDE ISOLADA

Após a navegaçao frustrada, guardei as amostras, para convencer minha equipe à continuidade da pesquisa a fim de determinar o grau de comprometimento da população não apenas com a qualidade da água, os riscos, mas com a saúde do cidadão através da leitura dos cursos d"água. Por esta atividade fui taxado de visionário e louco. 10 anos depois, a Globo, recupera minha pesquisa e lança nas aguas do Tietê um bote comandado por um técnico, que mais uma vez, subverte o objetivo de tão importante analise. Reflexão: Porquê então investigar apenas o nivel de comprometimento do cidadão com o consumo de droga, se o vício aqui não é tratado como problema de saude pública ?
Me orgulho das atitudes verdes, pelas quais tenho lutado, acreditando que fazem parte da filosofia partidária, ajudando os administradores a entenderem a posição do cidadão e do Agente Verde, criado pelo Cesar Candido (PV-SP).

DIVISAO POR BACIAS - BACIA 3

Primeiramente pergunto se algum dirigente do partido, abordou no discurso o tema, se alguem no partido sequer comentou sobre o meu trabalho realizado na Maior bacia de retenção do alto Tietê. "A Hidrografia conta a nossa Historia", foi o título da temática que adotei em minha fala para justificar e conseguir permissao de navegação. Após a subdivisão por microbacias os membros e colegas ainda nao conhecem o teor da divisao e as responsabilidades ambientais das nossas atitudes, è preciso entender o nosso papel de embientalista. Vamos exigir que pesquisas como esta que realizei no alto Tietê, façam parte do programa de governo verde, e sejam transformadas efeticamente em leis encaminhadas por representantes realmente verdes.

Onde estaremos quando nossos representantes, desincentivarem analises do tecido urbano?
Seremos contra a instalação de usinas termo-elétricas que mudarão a hidrologia e a vida do cidadão ?

SP 04 outubro 2010
EDISON IVANOV arquiteto e urbanista

Um comentário:

  1. Meu amigo ,dar murro em ponta de faca é um esporte perigoso ,mas que tem suas compensações .
    Às vezes conseguimos acertar nosso alvo e obtemos uma pequena e significativa vitória .Estas pequenas vitórias nos dão ânimo para prosseguir a luta para alertar as pessoas sobre a realidade do planeta ,Teu trabalho é importantíssimo para o país e para o mundo.
    Não desista nunca ,pois alguém te ouvirá um dia .
    Abraços

    ResponderExcluir