segunda-feira, 28 de junho de 2010

CONTROLE DE MANOBRAS E TAXIAMENTO

TAXIAMENTO E MANOBRAS ATÉ O ESTACIONAMENTO DA AERONAVE

SOFTWARE’S PARA ALERTA DE EMERGENCIAS

NOVO AEROPORTO DE SÃO PAULO

As vantagens das pistas paralelas, onde todo o cruzamento é feito fora do termino do pouso,
elimina o risco de choque entre aéronaves durante as manobras nos picos de transito.
Software’s de avisos são extremamente eficases quando o trafego é mais organizado nas pistas paralelas, em função do cruzamento subterrâneo de viaturas de apóio e atendimentos de emegências.
O comprimimento acima de 4mil metros permite que manobras sejam realizadas fora do espaço operacional, mantendo ainda livres as faixas redutoras e caixas de materiais de redução nos finais das pistas, bem como o espaço inicial para a sinalização direcional e balizadora.
A disposição em paralelo também, permite qualquer inversão operacional ou mesmo redimensionamento do cone de aproximação, dependo dos picos aéreos na cidade quando saturada de eventos. Há momentos em que o transito de aéronaves interncionais de grandes dimensões, exigem modificações emergenciais ou pelo mau tempo ou pelo exesso do numero de procedimentos com o aumentos dos passageiros, assim nestes momentos os vasos comunicantes inferiores e a possibilidade de um terminal remoto, oposto ao TPS principal; auxiliam na mobilidade de veículos de transporte de pessoas, sem a interferencia dos pátios de manobras. Este sistema no futuro será transformado em um moderno mini-trem movido a energias alternativas que transitam por todo o ambiente aeroportuário, através de modernos sistemas de tráfego sem condutor.
Transito de bagagens: O túneis comunicantes previstos para infra-estrutura de alimentação do sistema, facilitam a circulação de viaturas apropriadas para o transporte de cargas, onde no futuro este tráfego poderá ser monitorado e controlado eletronicamente.

Vejam os estudos iniciais no Magazine da Arquitetura:
www.arquitetoonline.com.br
Ou contribua falando diretamente com o arquiteto autor, EDISON IVANOV;
Fone (11) 8949 4689

Ass. Edison Ivanov arquiteto e urbanista

sexta-feira, 25 de junho de 2010

AERONAVES QUASE SE CHOCAM EM SÃO PAULO....

Enquanto estamos torcendo pela copa 2010, inúmeras ocorrências estão sendo camufladas em nosso espaço aéreo. A exemplo do ocorrido nesta quinta feira, a volta dos torcedores será tumultuada. Deveremos torcer é pela sorte isso sim; ainda mais pela grande habilidade dos "Heróicos pilotos brasileiros", que diante dos problemas operacionais tem um chargão - "Desliga tudo e deixa que eu pouso essa m............"
Em 2020, seremos 100 milhões de passageiros. A companhias aéreas brasileiras já firmaram convênios com outras latino americanas para que seja feito o transbordo de passageiros em virtude de aeronaves modernas não poderem operar no Brasil, por falta de certificação internacional.
Pasmem; teremos que trocar de voo qdo estivermos voltando para casa, onde será essa troca ?
Na Argentina, em Santiago, Colômbia ou até mesmo na terra do Hugo Chavez. Isso ocorrerá em breve pois as novas aeronaves tem quase o dobro do tamanho das atuais brasileiras, é óbvio que as pistas não poderão ser alargadas, muito menos alongadas e que os terminais não tem pra onde crescerem em função do paralelismo dos projetos dos anos 40, ou seja a 60 anos atras quando os aviões mediam 30,00 de largura e carregavam 30 passageiros.
Navegação particular - mercado rentável: O governo apoia a construção de aviões pequenos da EMBRAER, mas a exemplo do baixo desempenho da AZUL, não poderemos levar poucos passageiros pois o alto custo do transporte será impagável para nossa população.
Então como desenvolver nossa economia ?
Resposta: Gente é que desenvolve uma nação, portanto temos que atualizar urgentemente nossa navegaçao aérea. O novo aeroporto de São Paulo, precisará ter sua primeira fase implantada até 2014 e no futuro comportar 100 milhões de passageiros para integrar esta capital ao Planeta azul.
veja a proposta no : www.arquitetoonline.com.br
ass: EDISON IVANOV arquiteto e urbanista
fone (11) 8949 4689