quarta-feira, 18 de agosto de 2010

AVENIDA SÃO JOÃO - SP

GLAMOUR E ROMANTISMO DO TEMPO DOS BARÕES



AÇÕES QUE DEGRADARAM O BOULEVARD e NOVOS CONCEITOS

Importante ligação entre o centro velho e o centro novo de São Paulo, poderá resgatar aspectos dos tempos em que o Glamour enchia a alameda de vida, alegria e lazer, produzindo valorização e atividades diversas para todos que daquele ambiente desfrutavam.
No final dos anos oitenta, a Política Urbana implementada para o Centro de São Paulo, mais especificamente para o Vale do Anhangabaú, priorizou a aglomeração, eventos e a criação dos calçadões, reprimindo por completo a circulação de veículos particulares. Jardineiras e outros mobiliários urbanos, vieram por substituir belíssimos jardins, cobertos pelos mantos de concreto. Começa ai a degradação e abandono do Boulevard São João, hoje deteriorado e sujo, sem manutenção ou cuidados.


DIAGNÓSTICO PRELIMINAR
Trecho transformado em calçadão prejudicou o comércio e a frequência
Lentidão da análise e providências por parte dos responsáveis pela preservação e tombamento
Efeito posterior do "CIDADE LIMPA", desnudou as edificações da comunicação visual, denunciando a situação urbanística atual
Excesso de coletivos nas imediações e pontos de transbordo de passageiros
Transformação da Pça do Correrio em terminal
Mobiliário urbano resistente mas frio e de difícil manutenção, com paisagismo agressivo
Concreto excessivo em desequilíbrio com a vegetação
Vias de transito sem controle de carros oficiais, não produzem distinção entre o pedrestianismo e a circulação de automóveis, desrespeito geral de ambos os usuários
Ações forçaram a saída do comércio de qualidade e êxodo do morador
O descontrole na emissão de alvarás desconsiderou a história
A interrupção entre o centro financeiro e o Boulevar, fez com que usuários de ambos os lados, se perdessem no percurso das caminhadas que proporcionavam o consumo
A falta de negociação entre os interesses, desprestigiou o comercio qualitativo, quando subliminarmente se desejava descentralizar atividades para outras areas da cidade.
A mesma desorientação fomentou a conurbação comercial metropolitana, abrindo espaço urbano na área central para o comercio ambulante de ocasião, por conta dos terminais coletivos


AÇÕES DE RESGATE DO CONCEITO QUE VIABILIZEM ECONÔMICA E FINANCEIRA A APLICAÇÃO DA PROPOSTA

A própria força do conceito "Glamour e Romantismo do tempo dos Barões"
A necessidade urgente de saneamento da marginalidade e outras atividades ingratas
O combate aos desencantos dos paulistanos que abandonaram o centro por desgosto
Resagatar a importancia histórica da Alameda palco da Fundação da cidade, e com isso
a dignidade e o orgulho de todos que habitam a região, merecedores do direito à qualidade
de toda a infra-estrutura ali instalada, fruto do suor e investimentos em impostos.
Eliminar radicalmente o conceito dos "Calçadões", revendo a liberdade de expressão, divulgação e circulação no meio urbano.
Rever o plano superficial e as rotas dos coletivos, promovendo a circulação e integração de pontos turísticos com transporte adequado e de qualidade
Reconsiderar os usos, administrando-os para o caminho da recuperação
Reurbanizar para dois mil moradores, inicialmente no trecho.
Renegociar o retorno das atividades gastronômicas, turísticas, lazer cultural e desenvolvimento urbano ao nível das grandes capitais internacionais
Estabelecer metas de ampliação desta política a ser extendida ao longo da Alameda com prazos predeterminados de execução
Repaginação da informação visual integrada aos viaductos, teatro e praças.


AÇÕES PONTUAIS PROPOSTAS PELO PROJETO

Criação dos leitos de circulação de veículos sem obstáculos ao pedestre
Construção de sanitários públicos terceirizados e higiénicos
Coletivo turistico circular, com terraço panorâmico ou guia
Passeios inspirados no modêlo da pavimentação atual das grandes capitais "Assessibilidade"
Ciclovia, estacionamentos de motos e autos ao longo do trecho
Pontos de parada dos coletivos e viaturas bem definidos
Espaço infantil e atividades ao ar livre
Iluminação e comunicação adequada a valorização do conjunto arquitetônico
Incentivos a feira de pulgas, culturais e ou comercio de conveniência

AÇÕES PARA VIABILIDADE FINANCEIRA DO PROJETO

2.000 Moradores na fase inicial de reconstrução
Estacionamento subterrâneo para 500 vagas
Valorização imobiliária e aumento da arrecadação, bem como interesses especulativos
Contrôle ostensivo dos usos e ocupação

Volta das atrações culturais, exposições, museus e gastronomia internacional
Manutenção subsidiada, gerada pelos interesses dos novos promotores da reurbanização
Dentre os novos ocupantes poderemos destacar: Bancos, Comercio em geral, gastronomia, moda, grandes grifes, rede hoteleira, conveniências, jóias e valores, festas culturais e mercado livre, e por fim, moradias de qualidade.

Nota: O projeto e fotos, estão disponíveis em detalhes no site
http://www.arquitetoonline.com.br/
São Paulo, 16 de agosto de 2010
EDISON IVANOV arquiteto e urbanista
e mail: ivanov@arquitetoonline.com.br
fone (11) 2994 3306
Serviços: Consulte sobre projetos para sua cidade, rua ou espaço urbano.





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