segunda-feira, 16 de agosto de 2010

NOVOS PROBLEMAS PARA PASSAGEIROS

Em meu artigo datado de 19 de junho, anunciei premeditadamente que a saida para o caos, seria o convênio entre empresas brasileiras com outras latinas. Não foi para minha surpresa, nem para quem leu meu artigo, a fusão da TAM com a LAN. O motivo desta fusão eu comento no artigo do blog datado de 25/06/2010, sob o título "Aviões quase se chocam em São Paulo"; o artigo chama a atenção para a certificação das pistas brasileiras e da ausência de dispositivos de seguranças exigidos para as aéronaves atuais, que não operam em nosso espaço aéreo.

EVIDÊNCIAS DO CAOS E ACUSAÇÕES

As últimas ocorrências de atrasos e cancelamentos, culminam por acusar funcionários e escalas, ou pior ainda excesso de horas trabalhadas pela tripulação. Um briga que joga o passageiro contra os funcionários das companhias, gerando descontrole do atendimento por parte de ambos na hora do check-in, pior ainda levando para a justiça, ações que buscam remediar e camuflar os verdadeiros motivos do "CAOS AÉREO".

DE QUEM É A CULPA AFINAL ?
Se as nossas pistas comemoram cinquentenários sem modernizações, nossos terminais dos anos 50 e 70, foram dimensionados para 20 aéronaves e 1000 passageiros semanais, não dão conta do movimento atual, pior ainda, vimos que será elevado o número simultâneo de operações, de 20 para 30 por hora ou seja, uma operação por minuto nos horários de pico, pergunto quem é o culpado ?

FALTA DE PLANEJAMENTO E CULPABILIDADES
A falta de obras e projetos não poderá estabelecer nem nomear culpados, companhias e funcionários, sejam militares ou aéroportuários, não são responsáveis pelo caos instalado, em função de não entendermos a falta de planejamento. Enquanto os projetos ampliam os estacionamentos dos aéroportos indiretamente aumentamos as filas, enquanto aumetamos os terminais com mais área de shopings e espera, disfarçamos e tapiamos o passageiro que não vê a hora passar. Se esquecemos de cobrar planejamento sério dos nossos administradores, permitimos que as obras nos iludíssimos com a falsa modernidade, se nos sujeitamos a chicaines e senhas de espera e pior ainda, votamos nos representantes que fazem leis para que o atendimento não passe de 30 min !!!(meses, anos décadas, aguardando). ORA - Só nos resta a conformidade e consolação, por investirmos em impostos sem retorno, deveríamos estar nos perguntando se deveremos ir com nosso automóvel para os aéroportos, e não com o devido transporte público barato e de qualidade.

ELEIÇÕES 2010
Analisem os candidatos atuais, leiam os programas de governo de cada um, vamos refletir sobre a competência destes para resolverem o caos aéreo que estamos vivendo. É hora de votar com responsabilidade, pensar sériamente, que seremos 100 milhões de passageiros nos próximos dez anos, estamos a beira de grandes eventos mundiais e que diante dos "CAOS", administradores se calam e instigam na mídia invisíveis, a instalação de uma verdadeira guerra entre funcionários sem culpa e passageiros inquietos. Vamos dizer basta, vamos provar que os absurdos tem culpados sim, vamos analisar friamente que os valores gastos nas campanhas, que superam os 5 bilhões em apenas 6 meses, seriam suficientes para iniciarmos uma primeira etapa do novo aéroporto de São Paulo, que em 4 anos começaria a dar soluções definitivas ao caos aéreo, e por fim vamos nos perguntar se os proponentes serão capazes de dar a nós passageiros, as respostas que precisamos para nosso conforto futuro, ou enfim para o desenvolvimento econômico da nossa cidade e integração ao planeta.
Vejam o meu projeto para o novo aéroporto de SP, no link abaixo e enviem sugestões->
http://www.arquitetoonline.com.br/projetourbano/FHC/fhc.html
São Paulo 16 de agosto de 2010
EDISON IVANOV arquiteto e urbanista
ivanov@arquitetoonline.com.br

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